Basta de insegurança, feminicídio, violência de gênero, violência doméstica, violência sexual...!

O movimento feminista e social, comprometido com os direitos de toda a população à vida digna, à liberdade e à segurança, denuncia a ineficiência e a incompetência dos poderes públicos em Goiás. Sabemos que a série de assassinatos de jovens mulheres e a degradante situação de violência urbana não são um raio em céu azul. Mas, são consequências da imposição dos interesses econômicos, corruptos e corruptores, que dominam as estruturas dos três poderes do Estado.

O Governo Federal investiu mais de trinta milhões (R$ 30.000.000), somente nos últimos três anos, na Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres e Igualdade Racial , enquanto o governo Estadual aplicou “uma quantia irrisória ” nas políticas públicas para as mulheres e não prestou contas à sociedade sobre o uso dos recursos do Pacto de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e do repasse de recursos federal.

Por conseguinte, sofremos com a tragédia de quarenta e cinco mulheres assassinadas este ano em Goiás (32% a mais que o mesmo período do ano passado) . Sendo doze as mulheres mortas por extermínio, até o momento, sem explicação da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

No oitavo ano da Lei Maria da Penha (11.340/2006) não existem casas abrigos públicas, em Goiás, as Delegacias da Mulher estão precárias e desumanas, não há rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência. O Ministério Público, o Tribunal de Justiça e a Defensoria Pública permanecem negligentes e omissos diante da grave situação e do pânico social .

Exigimos respeito às garantias constitucionais e às políticas públicas conquistadas, após décadas de lutas populares. Não aceitamos as tentativas de responsabilizar as mulheres pela violência que sofrem. É obrigação dos/as governantes prestarem contas à sociedade do uso dos recursos. Não suportamos mais os desvios e os vícios das instituições. Queremos transparência e fiscalização do orçamento público. Maior participação popular nas decisões políticas e controle social do orçamento da união, do estado e dos municípios.

Sem justiça, não há paz! Conclamamos a população a atuar como protagonista de um novo tempo, sem exploração de classe, com igualdade étnico-racial, de gênero e geracional. Não existem salvadores ou heróis, somente os/as trabalhadores/as podem mudar sua própria história. O desafio é a nossa união, levantemo-nos para exigir:

Basta de violência contra a mulher! Por mim, por nós e pelas outras.

Fórum Goiano de Mulheres
Articulação de Mulheres Brasileiras