Notícias

Entidades do Paraná criam Fórum de Direitos Humanos

epdh_2015_1

Em torno de cem participantes de mais de 40 entidades que atuam no Paraná reuniram-se nos dias 31 de julho e 1º de agosto no Encontro Paranaense de Direitos Humanos. O objetivo foi estabelecer um diálogo entre as organizações sociais do campo popular dos direitos humanos no Paraná e representantes de instituições públicas e retomar a construção de um espaço de articulação, proposição e monitoramento das políticas públicas, dentre elas o Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (Pidesc).

Durante o encontro foram apresentados relatos de violações de direitos cometidas no Estado, dentre elas o “Massacre de 29 de Abril”, quando mais de 200 pessoas ficaram feridas durante mobilização de professores e outros servidores do Estado após ação violenta da política militar. Também foram pautados durante a Audiência Pública temas como a violência institucional e violência cultural; a precarização do trabalho e ataque a liberdade de organização e de manifestação; a situação dos migrantes e refugiados no Estado; o direito à cidade (transporte, mobilidade, território, violência, políticas públicas, saúde, moradia); o sistema de justiça e as violações aos direitos humanos (falta de acesso, morosidade, seletividade); o direito à terra e território (reforma agrária, indígenas, faxinalenses, quilombolas e povos e comunidades tradicionais); e as relações étnico-raciais/racismo.

epdh_2015_2A criação do Fórum retoma uma iniciativa de 1997, quando organizações paranaenses se articularam em torno das pautas dos direitos humanos. Dentre as atribuições do Fórum deverão estar o monitoramento das políticas públicas, o fortalecimento das organizações e de bandeiras de lutas comuns e a construção de uma unidade em torno da concepção de direitos humanos que se quer defender.

O encontro foi promovido pela Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, Terra de Direitos, Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress – PR), Centro de Referência em Direitos Humanos Dom Hélder Câmara e Dom da Terra AfroLGBT, com apoio do Projeto Monitoramento dos Direitos Humanos. A primeira reunião de trabalho do Grupo de Animação do Fórum de Direitos Humanos do Paraná acontecerá no dia 24 de agosto, em horário e local a serem confirmados.