Notícias

20 dias de greve e mais de 21 mil petroleiros mobilizados contra a destruição da Petrobrás

Por meio desta nota, a Plataforma Dhesca Brasil expressa seu apoio à greve dos petroleiros em todo o território nacional. Desde o início de fevereiro, petroleiros estão mobilizados contra os desmontes e a destruição de um dos maiores patrimônios nacionais que é a Petrobrás.

Petroleiros fazem manifestação em frente à Petrobras no Rio de Janeiro. – Foto: Coletivo de Comunicação MAB

Nesta quinta (20), completam 20 dias da greve que já conta com o apoio em mais de 120 unidades do sistema Petrobrás em todo o país e mais de 21 mil petroleiros mobilizados. A greve teve início após o anúncio da demissão de cerca de mil funcionários, no Paraná e pouco se noticiou sobre a mobilização que reivindica também a soberania do país sobre uma das matrizes energéticas mais valiosas para o mundo capitalista.

Os petroleiros denunciam que a decisão de deixar o preço dos derivados de petróleo igual aos preços internacionais sobrecarrega as pessoas que mais precisam. Além da gasolina e do etanol, o gás de cozinha é um dos principais produtos que utilizamos e que também sofre com essa política de preço. Sem gás, muitas famílias vem seu direito humano à alimentação sendo violado, jogadas na fome e na miséria. A luta dos petroleiros é pela defesa do patrimônio nacional, pelas condições de todas as famílias de poderem se alimentar, bem como é para denunciar o desmonte da legislação trabalhista e o ataque às suas organizações de representação. Enfim, é uma luta pelos direitos humanos.

A mobilização rendeu frutos: no dia 18, a Justiça mandou suspender as demissões do Paraná até a próxima assembleia entre sindicato e Petrobras. Ainda nesta quinta (20), sindicatos em todo o país farão assembleias para discutir a suspensão temporária da greve sugerida pela Federação Única dos Petroleiros (FUP). Em nota, a recomendação de suspensão se deu para que uma comissão da entidade possa participar de uma mediação no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com representantes do Ministério Público do Trabalho.

Todo nosso apoio à luta dos petroleiros de todo o país!