A Assembleia Geral da ONU proclamou o período entre 2015 e 2024 como a Década Internacional de Afrodescendentes (resolução 68/237) citando a necessidade de reforçar a cooperação nacional, regional e internacional em relação ao pleno aproveitamento dos direitos econômicos, sociais, culturais, civis e políticos de pessoas de afrodescendentes, bem como sua participação plena e igualitária em todos os aspectos da sociedade.
Tal como foi proclamado pela Assembleia Geral, o tema para a Década Internacional de Afrodescendentes é “reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.
No Brasil, a Década foi lançada no dia 22 de julho durante a abertura do Festival da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, que aconteceu em Brasília.
Nos dias 3 e 4 de dezembro será realizada em Brasília a reunião para a América Latina e o Caribe, organizada pela Oficina do Oficina do Alto Comissariado para os Direitos Humanos. Organizações que tenham interesse em participar devem encaminhar o nome de seus representes para a Secretaria para os seguintes correios eletrônicos: registry@ohchr.org, cc. yboychenko@ohchr.org, marizaga@ohchr.org, saragon@ohchr.org, ttun@ohchr.org. O prazo é até o dia 15 de outubro.
Mais informações sobre a Década Internacional de Afrodescendentes em decada-afro-onu.org/.