Relatoras e Relatores

• Beatriz Galli

Advogada, possui mestrado em Direito – University of Toronto/Faculty of Law (2002). Assessora de Políticas e Advocacy para América Latina no Ipas desde 2006. Trabalha com estratégias jurídicas e políticas para o acesso ao aborto legal e seguro, realizando pesquisas jurídicas sobre o impacto discriminatório das leis penais sobre o aborto nos sistemas de saúde e justiça nos países latino-americanos. Em 2015-2016, desenvolveu pesquisas sobre direitos humanos, avaliando respostas em políticas e qualidade de atendimento em serviços de saúde considerando o surto da epidemia de zika no Brasil. Foi Relatora Especial Nacional sobre o Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva da Plataforma Brasileira para o DESC de 2011 até 2014, monitorando o compromisso do governo em implementar as recomendações da CEDAW no Alyne da Silva Pimentel vs. Brasil, um caso de óbito materno evitável de mulheres negras residentes na Baixa Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.

Relatórios dessa autora : Beatriz Galli
  • Carlos Vainer

Economista, Sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université de Paris I, Professor Titular-Colaborador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, onde dirige o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza, a Rede de Observatório de Conflitos Urbanos, o Observatório Socioambiental de Barragens e o Núcleo Experimental de Planejamento Conflitual. Foi Diretor do IPPUR/UFRJ e Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional. Integrou o Dams and Development Forum/UNEP e a Comissão Especial sobre Atingidos por Barragens do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Integra o GT Mineração, Meio Ambiente e Direitos Humanos do Conselo Nacional de Direitos Humanos.

Relatórios desse autor : Carlos Vainer
  • Clóvis Zimmermann

Possui graduação em Sociologia pela Universidade de Heidelberg na Alemanha, graduação em Teologia – Universidade de Heidelberg (Ruprecht-Karls) (1996) e doutorado em Sociologia – Universitat Heidelberg (Ruprecht-Karls) (2004). Atualmente é professor adjunto de Sociologia da Universidade Federal da Bahia e coordenador da pós-graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Políticas Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria das políticas sociais, participação popular e direitos humanos.

Relatórios desse autor : Clóvis Zimmermann

Cristiane Faustino

Relatórios dessa autora : Cristiane Faustino
  • Dandara Rudsan Sousa (licenciada por motivos pessoais)

Graduada em Direito, assessora de formação e em advocacy, coordenadora de projetos relacionadas às estratégias de defesa de Direitos Humanos no CFNTX-Centro de Formação do/a Negro/a da Transamazônica e Xingu e COMUNEMA-Coletivo de Mulheres Negras “Maria-Maria”. Atua como ativista e colaboradora externa no Movimento Xingu Vivo para Sempre. Fundadora e atual Coordenadora Geral do Coletivo Amazônico LesBiTrans, onde desenvolve e coordena projetos relacionados ao empoderamento, fortalecimento e visibilidade da luta das mulheres pretas transexuais e travestis dos Rios e Florestas.

Relatórios dessa autora : Dandara Rudsan Sousa
  • Denise Carreira

Feminista antirracista, é educadora popular, com mestrado e doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora institucional da organização Ação Educativa, sendo responsável pelo Centro de Formação Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos da instituição. Foi coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Relatora Nacional de Educação da Plataforma Dhesca Brasil. É defensora do direito à educação de meninas e mulheres da Rede Gulmakai/Malala e professora de política educacional. Tem experiência na área de educação, atuando em temas como direitos humanos, educação popular, políticas educacionais, desigualdades educacionais, gênero, raça, diversidade e participação.

Relatórios dessa autora : Denise Carreira

Edla Soares

Relatórios dessa autora : Edla Soares

Eleonora Menicucci

Relatórios dessa autora : Eleonora Menicucci

Flavio Luiz Valente

Relatórios desse autor : Flavio Luiz Valente
  • Guilherme Zagallo

Relatórios desse autor : Guilherme Zagallo
  • Isadora Salomão (licenciada por motivos pessoais)

Feminista interseccional, mestra em Desenvolvimento e Gestão Social e graduada em Arquitetura e Urbanismo, com experiência em Sustentabilidade Institucional de OSCs, Planejamento e Desenvolvimento Territorial, Direito à Cidade e a Agenda do MROSC – Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Atuou junto a organizações como a ABONG, o Centro de Referência Integral de Adolescentes, o ELO – Ligação e Organização e foi parte da Superintendência de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Promoção da Igualdade da Bahia

Relatórios dessa autora : Isadora Salomão

Jaqueline Silva

Doutoranda em Antropologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014) e graduada em Ciências Sociais (2010) também pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi pesquisadora visitante na Universidade do Lúrio, em Nampula, Moçambique. Experiência no Levantamento de Dados Primários e Coordenação de Equipe de Campo nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Espírito Santo. Experiência em pesquisas de identificação e salvaguarda de patrimônio cultural imaterial, levantamento de aspectos da organização social comunitária e das relações étnico-raciais. Atua no apoio e assessoria técnica a comunidades atingidas por empreendimentos de significativo impacto ambiental, como barragens hidrelétricas, obras de infraestrutura e atividades mineradoras. Desenvolve também pesquisa, como antropóloga e dançarina, de danças da diáspora negra no Brasil e da África Oriental. Atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas.

Relatórios dessa autora : Jaqueline Silva