Relatoras e Relatores

  • Foto de rosto de Beatriz Galli, relatora de direitos humanos da Plataforma Dhesca

    Beatriz Galli

    Advogada, possui mestrado em Direito – University of Toronto/Faculty of Law (2002). Assessora de Políticas e Advocacy para América Latina no Ipas desde 2006. Trabalha com estratégias jurídicas e políticas para o acesso ao aborto legal e seguro, realizando pesquisas jurídicas sobre o impacto discriminatório das leis penais sobre o aborto nos sistemas de saúde e justiça nos países latino-americanos. Em 2015-2016, desenvolveu pesquisas sobre direitos humanos, avaliando respostas em políticas e qualidade de atendimento em serviços de saúde considerando o surto da epidemia de zika no Brasil. Foi Relatora Especial Nacional sobre o Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva da Plataforma Brasileira para o DESC de 2011 até 2014, monitorando o compromisso do governo em implementar as recomendações da CEDAW no Alyne da Silva Pimentel vs. Brasil, um caso de óbito materno evitável de mulheres negras residentes na Baixa Fluminense, no estado do Rio de Janeiro.

    Relatórios dessa autora : Beatriz Galli
  • Bethânia de Almeida Boaventura

    Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal da Bahia (2015), com mestrado em Urban Development Planning, pela University College London (2019). Chevening Alumni, em 2018 foi premiada por programa britânico para futuros líderes globais. Previamente trabalhando com organizações do terceiro setor, tem experiência em projetos liderados pela comunidade, análise e formulação de políticas urbanas, direito à moradia e transversalização de gênero e raça no Brasil, Indonésia e Inglaterra. Atualmente, atua como Assistente de Programas no ONU-Habitat, esta experiência tem ampliado o seu conhecimento sobre as metodologias para a implementação das Agendas Globais de Desenvolvimento Sustentável.

    Redes sociais:
    Relatórios dessa autora : Bethânia de Almeida Boaventura
  • Foto de rosto de Denise Carreira, relatora de direitos humanos da Plataforma Dhesca

    Denise Carreira

    Feminista antirracista, é educadora popular, com mestrado e doutorado em educação pela Universidade de São Paulo (USP). É coordenadora institucional da organização Ação Educativa, sendo responsável pelo Centro de Formação Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos da instituição. Foi coordenadora da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Relatora Nacional de Educação da Plataforma Dhesca Brasil. É defensora do direito à educação de meninas e mulheres da Rede Gulmakai/Malala e professora de política educacional. Tem experiência na área de educação, atuando em temas como direitos humanos, educação popular, políticas educacionais, desigualdades educacionais, gênero, raça, diversidade e participação.

    Relatórios dessa autora : Denise Carreira
  • Gabriela Monteiro Araújo

    Ativista semiárida, educadora popular, feminista negra, vive em Caruaru-PE e é militante do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR-NE) há 13 anos. Jornalista, Especialista em Gênero, Desenvolvimento e Políticas Públicas e Mestra em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismos, ativista em movimentos sociais feministas e antirracistas, principalmente em defesa da agroecologia, das juventudes, e da população lgbtqiapn+. Trabalhou em agências das Nações Unidas no Brasil, ingressando através de vagas afirmativas, e coordenou ações no Unicef e UNFPA. Atualmente, é coordenadora executiva de Opará Saberes, iniciativa idealizada pela Dra. Carla Akotirene, com quem compartilha a gestão.

    Redes sociais:
    Relatórios dessa autora : Gabriela Monteiro Araújo
  • Foto de rosto de Guilherme Zagallo, relator de direitos humanos da Plataforma Dhesca

    Guilherme Zagallo

    Relatórios desse autor : Guilherme Zagallo
  • Iara Gomes de Moura

    Graduada e mestra em Comunicação, atua na incidência em direitos humanos com ênfase no direito à comunicação e sua intersecção com a agenda de justiça socioambiental, de combate à tortura, de proteção de defensores e comunicadores e os demais direitos. Escreveu o Guia Mídia e Direitos Humanos (Intervozes, 2014) e o livro Vidas Atingidas: histórias coletivas de luta na Baía de Sepetiba (PACS, 2019). Foi Conselheira do Conselho Nacional de Direitos Humanos (2016-2018) e relatora da Missão Emergencial sobre os impactos do derramamento de petróleo em comunidades costeiras (2020). Nascida em Crateús, é de família indígena Potyguara. Atualmente é Coordenadora do Intervozes.

    Redes sociais:
    Relatórios dessa autora : Iara Gomes de Moura
  • Iolete Ribeiro da Silva

    Psicóloga, professora titular da Universidade Federal do Amazonas, doutora em psicologia. Docente nos programas de pós-graduação em educação e em psicologia. Foi pesquisadora visitante na Universidad Nacional Entre Ríos/Argentina. Integrante do Núcleo de Estudos Afro Indígena e líder do Grupo de Pesquisa Subjetividades e processos de desenvolvimento dos povos amazônicos. Atuou na Comissão Nacional de Direitos Humanos/CFP, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes – CONANDA, foi Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desenvolve pesquisas sobre a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos.

    Redes sociais:
    Relatórios dessa autora : Iolete Ribeiro da Silva
  • Foto de rosto de Isadora Salomão, relatora de direitos humanos da Plataforma Dhesca

    Isadora Salomão

    Mestra em Desenvolvimento e Gestão Social e graduada em Arquitetura e Urbanismo, ambas pela UFBA. Possui formação em “Advocacy Internacional – Sistema ONU” e “Direitos Humanos na Prática Interamericana” e é Membro do coletivo de Redes de Advocacy Internacional (RAI). Relatora da DHESCA, desde a gestão anterior, onde participou da coordenação da “Memória Popular da Pandemia” e foi responsável pela “Missão sobre a situação das adolescentes em cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação no Brasil”. Possui destacada atuação na defesa de direitos há mais de 20 anos, com uma trajetória militante, acadêmica e profissional permeada pela presença e relação permanente com as lutas travadas pelos movimentos sociais e Organizações da Sociedade Civil (OSC).

    Redes sociais:
    Relatórios dessa autora : Isadora Salomão
  • Larissa Pirchiner de Oliveira Vieira

    Larissa Vieira é natural do Vale do Rio Doce, região leste de Minas Gerais. Se dedica à defesa de direitos humanos há pelo menos 14 anos. É advogada popular, com atuação no âmbito de conflitos rurais, urbanos e socioambientais. Integra o Coletivo Margarida Alves de Assessoria Popular e a Rede Nacional de Advogadas e Advogados Populares (RENAP-MG). É mestra em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG (2015). Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFF (2022). Especialista em Estudos Afrolatinoamericanos e Caribenhos pela CLACSO (2023). Também é pesquisadora nas temáticas de defensores/as de direitos humanos, direitos territoriais, povos e comunidades tradicionais, conflitos socioambientais, comunidades atingidas pela mineração, racismo ambiental e outros.

    Redes sociais:
    Relatórios dessa autora : Larissa Pirchiner de Oliveira Vieira
  • Foto de rosto de Mariana Santarelli, relatora de direitos humanos da Plataforma Dhesca

    Mariana Santarelli

    Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pelo CPDA/UFRRJ e Mestre em Políticas de Desenvolvimento pelo Institute of Social Studies – Holanda. É pesquisadora do Centro de Referência de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESSAN/UFRRJ) e membro do núcleo executivo do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (FBSSAN).

    Relatórios dessa autora : Mariana Santarelli
  • Marina Marçal do Nascimento

    Doutoranda, Mestra em Sociologia e Direito (2019) e graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense (2012). Mestra também em Relações Étnico-raciais pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (2018). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Columbia, em Nova York, Estados Unidos, no programa de meio ambiente e energia em Columbia Law School (2022). Desenvolveu pesquisas e trabalho de campo com povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, trabalhadores rurais e atingidos pelo racismo ambiental e megaempreendimentos em Minas Gerais, Pará, Bahia e Pernambuco. Atua com mudanças climáticas, meio ambiente, território, identidade, saúde planetária, gênero e antirracismo.

    Redes sociais:
    Relatórios dessa autora : Marina Marçal do Nascimento
  • Foto de rosto de Nelson Saule, relator de direitos humanos da Plataforma Dhesca

    Nelson Saule

    Nelson é advogado e professor de Direito Urbano no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de São Paulo. É professor de direito em seu curso de graduação e direito urbanístico no programa de pós-graduação, bem como coordenador de Relações Internacionais do Instituto Brasileiro de Direito Urbano – IBDU. É, também, coordenador da Área Direito da Cidade do Instituto Pólis e coordenador da equipe de apoio da Plataforma Global pelo Direito à Cidade.

    Relatórios desse autor : Nelson Saule