
Na última quinta-feira, dia 24, Erika Yamada, Relatora de Direitos Humanos e Povos Indígenas da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, foi selecionada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU para atuar no Mecanismo de Peritos sobre os Direitos dos Povos Indígenas (EMRIP).
“Espero poder contribuir para as melhorias do mecanismo e facilitando mais uma porta do sistema ONU para povos indígenas da região na defesa dos direitos indígenas”, declarou Erika, que agradeceu a todas e todos que individual ou institucionalmente apoiaram sua candidatura.
A Plataforma Dhesca Brasil parabeniza a Relatora Erika Yamada por esta importante e merecida indicação, que é mais um passo na luta pela garantia de direitos dos povos indígenas.
Missão na Região Sul
Durante esta semana a Relatora visitará os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, integrando a comitiva do Grupo de Trabalho sobre os direitos dos Povos Indígenas e das Comunidades Quilombolas da Região Sul do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH). O objetivo é fazer o primeiro diagnóstico da situação das Comunidades indígenas no sul do Brasil.