Notícias

Nota de Pesar sobre o falecimento de Luiza Bairros

A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil vem por meio desta manifestar seu pesar diante da morte da socióloga Luiza Helena Bairros, ocorrida no dia 12 de julho de 2016. A Plataforma de Direitos Humanos, assim como grande parte dos movimentos sociais no Brasil, recebeu a notícia do falecimento de Luiza com profunda tristeza.

A socióloga Luiza Bairros certamente representa um dos principais nomes pela defesa dos direitos humanos no Brasil. Juntamente como outras importantes referências, Luiza Bairros enfrentou o debate racial e de gênero ainda incipiente nos movimentos sociais da década de 70 no Brasil. A presença de Luiza – que se impunha tão somente com sua chegada – representou uma profunda mudança de perspectiva na defesa dos direitos humanos, mostrando que a defesa deste sem o recorte racial e de gênero, esvazia-se de sentido sob pena de se tornar um discurso retórico.

Formada em Administração pela UFRGS, mestra em ciências sociais pela UFBA e doutora em sociologia pela Universidade Michigan (USA), Luiza Bairros traz consigo uma enorme contribuição dentro da academia, assim como no plano internacional. Sua participação durante a Conferência de Durban (2001) foi fundamental para a construção dos marcos legais internacionais no enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial. A sua atuação como gestora pública é marcada pela firmeza na defesa dos direitos da população negra, aprofundando e problematizando o conceito de democracia, posto que, sem direitos humanos para todas e todas não há democracia. Na esfera pública, seus principais legados são as cotas para negras e negros nas universidades federais públicas, assim com as cotas no serviço público.

À todas e todos movimentos sociais em defesa dos direitos humanos no Brasil, especialmente ao movimento negro, às mulheres negras, amigos e familiares de Luiza Bairros, manifestamos nosso profundo pesar e nossas sinceras condolências. À Luiza Bairros, o nosso muito obrigado por sua existência no mundo.

Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil

——————————–
Homenagem a Luiza Barrios realizada na terça-feira, dia 12 de julho, na Praça Zumbi dos Palmares, Conic, Brasília-DF. Estiveram presentes Maria Luisa Pereira de Oliveira, da coordenação da Plataforma Dhesca, e Luana Basílio, Assessora de Direitos Humanos da Plataforma.