Notícias

Indígenas de Marãiwatsédé apresentam plano de gestão territorial no Museu do Índio (RJ)

Cacique Damião Paridzané apresenta plano de gestão territorial. (Giovanny Vera/OPAN)

Nesta quinta-feira, 24, cerca de 30 Xavante da Terra Indígena Marãiwatsédé, localizada em Mato Grosso, realizaram em uma cerimônia no Museu do Índio, o lançamento de seu plano de gestão territorial. Trata-se de um importante instrumento político e uma das primeiras etapas da implantação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

A escolha do Rio de Janeiro para o lançamento nacional do Plano de Gestão de Marãiwatsédé é emblemática, uma vez que, graças à visibilidade dos Xavante durante a Rio+20, foi desencadeado o processo definitivo de desintrusão do território indígena, invadido e intensamente desmatado por 20 anos. Desde 2013, com a saída dos invasores, os indígenas implementaram diversas ações para reconhecer, recuperar e planejar o manejo e gestão do seu território. Todo esse processo está demonstrado no plano de gestão Xavante de Marãiwatsédé.

Contando com a participação de convidados de organizações parceiras dos indígenas, além da Funai, que contribuíram diretamente com a luta pela retomada do território tradicional Xavante, a programação incluiu o lançamento de uma exposição do fotógrafo Adriano Gambarini e danças típicas. “Essa é a nossa riqueza, a nossa luta. Que fortaleça a nossa resistência”, disse a liderança Cosme Rité.

Nesta sexta-feira, 25, o grupo visitará alguns pontos turísticos da cidade, como o Cristo Redentor, a partir das 9h.

Fonte: OPAN – Operação Amazônia Nativa