Notícias

Por um 2018 de respeito aos direitos humanos!

Apesar de se aproximar do fim, as derrotas enfrentadas pela população brasileira durante o ano de 2017 ficarão marcadas por um longo período, talvez por décadas. Viveremos 2017 por muito tempo.

A tríplice reforma estrutural de direitos fundamentais – o congelamento dos investimentos públicos (Emenda Constitucional 95, de dezembro de 2016), a aprovação da reforma trabalhista e a proposta de reforma da Previdência – serão os pilares e as marcas do governo golpista de Michel Temer e de seus muitos aliados.

Os impactos dessas medidas não se manifestam apenas em números, em crescimento ou estagnação da economia; eles se manifestam na vida real, na vida concreta de homens e mulheres que vêem diante de si novamente a fome, lidam cotidianamente com a violência nos grandes centros urbanos e, no campo, se submetem a condições adversas e desumanas de trabalho; morrem por serem negros e negras, têm seus corpos violentados por serem mulheres.

Diante desse cenário, a Plataforma Dhesca, em parceria com diversas organizações, realizou durante o ano de 2017 a Relatoria Especial sobre os Impactos das Políticas Econômicas de Austeridade sobre os Direitos Humanos, que centrou sua atuação no diálogo e na construção de diagnóstico da situação vivida pelas populações mais atingidas pela crise econômica: a dos povos indígenas, a da saúde das mulheres de periferia e o seu acesso à serviços públicos de saúde, a violência pela qual passam jovens negros nos centros urbanos, a violência enfrentada por camponeses e camponesas que produzem nosso alimento e as adversidades pelas quais passam a população em situação de rua e as ocupações de moradia em uma grande metrópole brasileira.

Frente aos retrocessos, nos colocamos em posição de luta e afirmamos coletivamente nosso empenho em somar forças com diversas outras redes, frentes populares, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e pesquisadores para construir, em 2018, a Campanha pela Revogação da Emenda Constitucional 95, que congela os investimentos públicos pelos próximos 20 anos. Seremos muitas e muitos lutadores unidos e mobilizados para a defesa de nossos direitos. Não estamos nem nunca estivemos sós!

Que este final de ano sirva para alimentar o espírito, a solidariedade e a cooperação necessária para enfrentarmos as árduas lutas que nos esperam em 2018, e que só serão superadas conjuntamente.

Informamos que o recesso da Plataforma Dhesca se dará entre os dias 23/12/2017 e 2/1/2018.

Coordenação Executiva da Plataforma Dhesca