Notícias

Carta de Apoio à Carmen Silva, liderança do Movimento Sem-Teto do Centro - MSTC

Carmen Silva milita há mais de 20 anos na causa por moradia digna
Foto: Reprodução – Jornalistas Livres

A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil vem a público manifestar o seu apoio à Carmen Silva, liderança do Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC), filiado da Frente de Luta por Moradia (FLM). Há mais de 20 anos, Carmen milita por moradia digna na cidade de São Paulo e é referência na luta por habitação. Foi uma das responsáveis pela conquista para tornar o antigo Hotel Cambridge em um prédio de moradia popular, atendendo assim, mais de 120 famílias.

Como tentativa de criminalizar Carmen e o movimento das ocupações, em maio de 2018, foram veiculadas matérias pelo Jornal Nacional e pelo SPTV que acusam a liderança de praticar extorsão com as famílias acolhidas. Desde então, a coordenadora do MSTC, bem como os demais integrantes da FLM e as famílias das ocupações – de baixa renda, compostas em sua maioria por mulheres negras – vem sofrendo com constantes ataques e sucessivas ações de intimidação e criminalização.

O município, segundo levantamento do Centro de Estudos da Metrópole, tem um déficit habitacional que já ultrapassou a marca de 350 mil de moradias. As soluções apresentadas pelo poder público – seja em nível federal, estadual e municipal – não são suficientes para resolver esta questão. Por isso, os 150 movimentos de luta atuantes em São Paulo são fundamentais para fazer valer o direito constitucional à moradia de milhares de pessoas. Atualmente, existem 206 ocupações na cidade, abrangendo mais de 45 mil famílias que vivem a mercê do mercado imobiliário.

Diante deste cenário, a Dhesca Brasil manifesta publicamente seu apoio e solidariedade a todas e a todos que exercem seu direito à moradia e lutam por condições humanas dignas, especialmente à Carmen Silva e às demais lideranças do movimento na capital paulista.