Notícias

Relatório sobre mortalidade materna na Baixada Fluminense e caso Alyne será lançado no Rio de Janeiro

Beatriz Galli, Relatora do Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil – estará no Rio de Janeiro (RJ) neta quarta-feira (04) para lançamento do relatório da missão realizada para investigar violações de direitos sexuais e reprodutivos na Baixada Fluminense.

Produzido pela Relatoria do Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva, o relatório “Mortalidade Materna e Caso Alyne Pimentel: Missão à Baixada Fluminense” é resultado da de uma série de visitas realizadas no ano de 2013 às nas unidades de saúde que realizaram o atendimento a Alyne Pimentel no ano de 2002, entre elas o Hospital Geral de Nova Iguaçu, a Casa de Saúde Nossa Senhora da Gloria de Belfort Roxo, o Hospital Estadual da Mãe de Mesquita e o Hospital da Mulher Heloneida Studart em São João de Meriti.

O lançamento acontecerá durante o  Seminário “Caso Alyne Pimentel: Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva – Enfrentamento da Mortalidade Materna no Brasil”, a partir das 8:30 horas da manhã, no auditório principal da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ) – Av. Nilo Peçanha, 31, Centro – Rio de Janeiro/RJ.

————————
Serviço:

Seminário Caso Alyne Pimentel
Direito à Saúde Sexual e Reprodutiva: Enfrentamento da Mortalidade Materna no Brasil
Local: Auditório principal da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ) – Av. Nilo Peçanha, 31, Centro – Rio de Janeiro/RJ.

Programação:

08:30 às 09:00 – Abertura
09:00 às 10:15 – Mesa 01: Os direitos das mulheres: conquista histórica e desafios atuais
10:45 às 12:00 – Mesa 02: Garantia do direito à atenção obstétrica e neonatal (lançamento do relatório)
14:00 às 15:30 – Conferência: Saúde sexual, reprodutiva e materna sob a ótica dos direitos humanos (Prof. Paul Hunt)
15:30 às 16:45 – Mesa 03: Vigilância epidemiológica, o papel dos Comitês de Mortalidade Materna e as emergências obstétricas
17:00 às 18:15 – Mesa 4 – Mecanismos Jurisdicionais e Semijurisdicionais de atuação no enfrentamento da mortalidade materna
18:15 – Encerramento