Nota de Apoio a defensoras e defensores dos direitos LGBT ameaçados de morte no Piauí

Defensoras e defensores dos direitos LGBT em Teresina, no Piauí, estão vivendo um momento difícil e de muita tensão, em razão das constantes ameaças de morte feitas por grupos de inspiração nazista.

Na mais recente delas, o Presidente do Conselho Municipal LGBT, André Santos, recebeu uma mensagem de texto enviada por celular no dia 9 de junho por um grupo que se autodenomina Irmandade Homofóbica. Além de utilizar as redes sociais para fazer ameaças, o grupo também deixa bilhetes em lugares públicos na tentativa de intimidar.

Marinalva Santana, que integra o Grupo Matizes e deu seu depoimento durante o lançamento da Campanha Somos Todxs Defensorxs em maio, também vêm sofrendo ameaças. Ela é membro do Conselho Municipal LGBT, fundado em 2010 com o objetivo de defender os direitos da comunidade LGBT.

As ameaças começaram na segunda quinzena de fevereiro e em março foram dirigidas à Marinalva, após o pedido de apuração acerca da existência da “irmandade” ter sido protocolado e depois de ela ter declarado na imprensa a possibilidade de que as pessoas que fizeram as ameaças são as mesmas que espancaram travestis no final de 2013. Ainda em março houve ameaça dirigida a todas as feministas organizadoras da Marcha das Vadias em Teresina. Há cerca de três semanas as defensoras foram surpreendidas com mais uma ameaça, escrita na parede e no vaso sanitário de um bar que fica no centro da cidade.

Diante das graves violações de direitos e da situação de vulnerabilidade das defensoras e dos defensores em Teresina, as organizações que integram a Campanha Somos Todxs Defensorxs abaixo mencionadas solicitam que o poder público, em especial o Estado do Piauí, realize investigação imediata sobre as ameaças contra membros do Conselho Municipal LGBT de Teresina e do Grupo Matizes, bem como tome medidas que garantam a segurança e a integridade física e psicológica dos integrantes, de forma que as defensoras e os defensores possam continuar atuando livremente na defesa dos direitos humanos.

Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social
Justiça Global
Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH)
Plataforma de Direitos Humanos (Dhesca Brasil)