Notícias

Informe da CIDH expõe situação de defensoras/es de direitos humanos no contexto das indústrias extrativas

O informe “El rol de las empresas y los Estados en las violaciones contra los defensores y las defensoras de los derechos de la tierra, el territorio y el ambiente” aprofunda a informação apresentada oralmente na audiência pública “Situação dos direitos humanos de defensores e defensoras do meio ambiente no contexto das indústrias extrativas na América”.

A audiência foi realizada no dia 19 de outubro, durante o 156º período de sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), por solicitação de organizações da sociedade civil citadas no documento. Dentre elas está a Justiça Global, organização filiada à Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil.

O relatório mostra que 59% dos casos de assassinatos por terra/território no Brasil aconteceram entre 2002 a 2013. O documento cita também a construção da Usina de Belo Monte (ausência de consulta prévia aos atingidos), a aprovação da Lei Antiterrorismo na Câmara dos Deputados, a espionagem empresarial da Vale com apoio da inteligência brasileira em 2004, dentre outros casos.

Confira o informe aqui (em espanhol).