Publicações sobre Estado Laico e fundamentalismo religioso

A Fundação Heinrich Böll Stiftung disponibilizou duas publicações que resultam de discussões sobre o conceito de laicidade do Estado e o fundamentalismo religioso, realizadas em 2013 e 2014. Os comentários, reflexões e pontos de vistas são enriquecedores para compreensão da atual conjuntura e como encarar os desafios colocados para a sociedade.

A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, contribuiu tanto na organização quanto nos debates em ambos os eventos, entendendo a importância de trazer para a sociedade estas discussões dado o avanço dos setores conversadores e as decorrentes ameaças aos direitos.

E para aprofundar o debate sobre o tema e realizar incidências desde junho deste ano Ivanilda Figueiredo vem atuando nesta área como Relatora de Direitos Humanos e Estado Laico – com ênfase nas violações aos direitos à saúde, à comunicação e à educação

Confira as publicações:

Fundamentalismo religioso e Estado laico: reunião ampliada

Nos dias 12 e 13 de novembro de 2013, ativistas, pesquisadores e representantes de ONGs e de instituições religiosas se reuniram para debater a visibilidade crescente de um discurso e prática fundamentalista religiosa que tem gerado impactos negativos no campo político e no campo social. Publicação aqui.

Seminário Nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico

o Seminário Nacional do Movimento Estratégico pelo Estado Laico (MEEL) reuniu em Brasília ativistas, representantes da sociedade civil, pesquisadores e lideranças religiosas, com o objetivo de debater a laicidade, o laicismo e sua relação com os desafios enfrentados pelo Estado democrático brasileiro. Publicação aqui.