Notícias

Conselho Nacional de Direitos Humanos estará em Curitiba para audiência sobre situação de indígenas no PR

Tags:CNDH

Uma comitiva do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) estará em Curitiba nesta sexta-feira (03) para uma audiência com a sociedade civil e órgãos públicos para ouvir denúncias e avaliar as violações de direitos de povos e pessoas indígenas no Paraná.

A comitiva é composta por integrantes do Grupo de Trabalho sobre os Direitos dos Povos Indígenas da Região Sul, criado no âmbito do CNDH, que desde março deste ano vem realizando missões na região com o objetivo de fazer um diagnóstico da situação dos povos indígenas.

Foram realizadas duas missões, a primeira na região de Passo Fundo (RS) e Chapecó (SC) e a segunda na região de Florianópolis, quando a comitiva visitou comunidades indígenas e autoridades. A terceira teve início na última segunda-feira, dia 31 e já passou por Foz do Iguaçu, Guaíra e Laranjeiras do Sul. Esta etapa será concluída em Curitiba com uma visita do CNDH à Casa de Passagem Indígena da Prefeitura de Curitiba.

A audiência será realizada no Programa de Pós-Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Integram a comitiva: Adelar Cupsinki, conselheiro do CNDH e coordenador do GT; Cristhian Ribas, conselheiro CNDH e relator do GT; Cristhian Teófilo da Silva, representante da Associação Brasileira de Antropologia e relator adjunto do GT; Rosane Mattos, representante dos povos indígenas; Erika Yamada, Relatora de Direitos Humanos e Povos Indígenas da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil e perita da ONU; representantes da Defensoria Pública da União e do Ministério da Justiça; e representante da Prefeitura de Curitiba, por meio da Assessoria de Direitos Humanos do Gabinete do Prefeito e da Comissão Municipal de Direitos Humanos.

Serviço:

Visita do Conselho Nacional de Direitos Humanos a Curitiba
Data:   3 de Junho
Horário: 15 horas
Local:  Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR
Programa de Pós-Graduação em Direito, sala 3, 1º andar, Bloco 5 (vermelho), Portão 2
Endereço: Rua Imaculada Conceição, 1155 – Prado Velho, Curitiba – PR