Plataforma de Direitos Humanos parabeniza a FIAN Brasil por suas duas décadas de existência e luta

Plataforma Dhesca parabeniza FIAN Brasil por suas duas décadas de luta para que o direito humano à alimentação e nutrição adequada da população brasileira seja respeitado, protegido e garantido.

Na quarta-feira (26), a Fian Brasil – Rede de Informação e Ação pelo Direito Humano a se Alimentar comemora duas décadas de existência. São vinte anos de luta para que o direito humano à alimentação e nutrição adequada da população brasileira seja respeitado, protegido e garantido. Duas décadas de articulação, pesquisa, formação e incidência.

O Direito Humano à Alimentação previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais e em diversos outros instrumentos legais internacionais em vigor e ratificados pelo Brasil.

Apesar de um direito básico para a vida e dignidade humana, a alimentação está longe de ser garantida a toda a população. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que a insegurança alimentar no Brasil atinge 43 milhões de pessoas.

A fome, que assola muitas vidas, não é consequência da escassez de alimentos ou recursos, mas resultado de relações desiguais que violam esse direito fundamental.

Neste contexto, o trabalho da Fian é extremamente necessário para cobrar do Estado Brasileiro o respeito, a proteção, a promoção e a provisão do Direito Humano à Alimentação à toda a população, denunciando o agronegócio e fortalecendo as lutas de agricultoras/es familiares, movimentos sociais e povos tradicionais.

No período recente, destaca-se a luta da entidade pela manutenção do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e a promoção de banquetaços coletivos, distribuindo mais de 15 mil refeições em todo o país.

Na Plataforma Dhesca, a entidade integra a coordenação colegiada, participou de várias missões de direitos humanos e atua ativamente na Coalizão Direitos Valem Mais, por uma economia a favor da vida e pelo fim do Teto de Gastos.

É por isso que nessa data comemorativa a Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil parabeniza e saúda a entidade filiada que presta um trabalho importantíssimo fora e dentro desse contexto de pandemia.

#ExigirDireitosAlimentaraVida

Card da Plataforma Dhesca parabeniza a entidade FIAN Brasil por seu aniversário de 20 anos.