Notícias

A relação entre os direitos humanos e as reformas econômicas é tema de seminário internacional

Evento acontece nesta quarta-feira (31) às 14h e contará com a presença do especialista em dívida externa e direitos humanos da ONU, Juan Pablo Bohoslavsky.

Direitos humanos são frequentemente ignorados no debate público brasileiro hegemônico sobre reformas econômicas. Com o objetivo de aprofundar a análise sobre as relações entre política fiscal, desigualdades e direitos, será realizado o seminário internacional “Direitos Humanos e Reformas Econômicas”.  

O seminário é promovido pelo Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica do Instituto de Economia da Unicamp, a Fundação Friedrich Ebert Stiftung e a Universidade de Nottingham e a Cecon, e conta com o apoio da Coalizão Direitos Valem Mais e da Iniciativa Princípios e Diretrizes de Direitos Humanos na Política Fiscal e ocorrerá nesta quarta-feira (31/3) às 14h, com transmissão via Zoom mediante inscrição prévia no link: https://bit.ly/3dll1kB.

“O evento é uma oportunidade para aprofundar o dialogo entre economia e direitos e trazer a publico um tema cada vez mais discutido lá fora, mas pouco comentado no Brasil. Chegou a hora de colocar os direitos no centro da política fiscal e das reformas economicas”, analisa Pedro Rossi, professor de economia da Unicamp.

A live visa explorar a desconexão entre as áreas de direitos humanos e a economia, observada na aplicação de reformas econômicas e no manejo da política fiscal no Brasil e em outros países do mundo. Frente aos desafios impostos pela pandemia, o debate pretende ainda apontar para a necessidade de que os direitos humanos fundamentem reformas econômicas e políticas fiscais e que essas, por sua vez, sirvam como instrumentos para a garantia dos direitos humanos.

Participarão do evento o especialista da ONU em dívida externa e direitos humanos, Juan Pablo Bohoslavsky, Denise Carreira, coordenadora da Plataforma Dhesca e da Coalizão Direitos Valem Mais, Grazielle David, especialista em orçamento público e doutoranda em desenvolvimento econômico na Unicamp e Pedro Rossi, professor de economia da Unicamp, entre outras palestrantes.

Além da análise de especialistas, o webinário contará também com apresentação da edição especial do International Journal of Human Rights e do livro Economia Pós Pandemia.

 

Evento: Direitos Humanos e Reformas Econômicas
Data: Quarta-feira (31) às 14h
Transmissão: https://youtu.be/tkS9EPDoF_c

Sobre os participantes:

  • André Biancarelli
    Diretor do Instituto de Economia da Unicamp
  • Christoph Heuser
    Representante da Fundação Friedrich-Ebert-Stiftung no Brasil
  • Denise Carreira
    Coordenadora executiva da Plataforma Dhesca Brasil e da Coalizão Direitos Valem Mais. Coordenadora institucional da Ação Educativa. 
  • Juan P. Bohoslavsky
    Especialista independente em dívida externa e direitos humanos do Conselho de Direitos Humanos da ONU. 
  • Aoife Nolan
    Professor de Direitos Humanos da Universidade de Nothingham
  • Pedro Rossi
    Professor do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisador do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON).
  • Grazielle David
    Doutoranda do Instituto de Economia da Unicamp e pesquisadora do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (CECON).

 

Sobre a edição especial da International Journal of Human Rights sobre Direitos humanos e reformas econômicas

A publicação, editada por Aoife Nolan e Juan Pablo Bohoslavsky, contém reflexões de especialistas sobre o impacto das reformas econômicas em uma ampla gama de direitos humanos, as implicações da pandemia e da recessão e os Princípios Orientadores aprovados pelo Conselho de Direitos Humanos de a ONU no ano de 2019. Acesso: https://www.tandfonline.com/toc/fjhr20/24/9

 

Sobre o livro “Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico no Brasil”

O livro traz uma crítica ao debate econômico brasileiro e às políticas de austeridade, propondo colocar os direitos humanos no centro das decisões de políticas fiscal e uma agenda de desenvolvimento guiada por missões socioambientais. A versão digital do livro está disponível para download gratuito em diversas plataformas digitais e venda do livro impresso acontece nas livrarias e no site da editora. Acesso: http://library.fes.de/pdf-files/bueros/brasilien/17101.pdf