Inscrições vão até 03 de fevereiro. Edital selecionará especialistas em temas relacionados aos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Ambientais e Culturais (DHESCAs) para atuarem durante o biênio 2023-2025.
A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil prorrogou nesta sexta o prazo para recebimento de inscrições para o edital para relatoras e relatores de direitos humanos do período entre 2023 e 2025. As pessoas interessadas deverão enviar seu currículo, uma carta de indicação proposta por uma rede, fórum ou entidade com atuação reconhecida em direitos humanos e uma breve carta de apresentação (item 3.7 do edital) até 03 de fevereiro de 2023.
A proposta é formar um grupo de relatoras e relatores para atuar nas agendas de direitos humanos de forma transversal, para atuação local em missões articuladas com organizações da sociedade civil, comissões parlamentares e representantes de órgãos de controle.
Entre as atribuições das pessoas relatoras estão a responsabilidade pela redação de um relatório — com apoio e revisão de uma assessoria promovida pela Plataforma Dhesca — com recomendações específicas para os atores responsáveis pelas violações e que sejam passíveis de monitoramento pela sociedade civil, bem como a disponibilidade para fazer pronunciamentos públicos acerca da relatoria.
Para isso, a Plataforma DHesca irá selecionar oito pessoas especialistas nos Dhescas (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) para o mandato que vai até 2025, que poderá ser renovado por mais dois anos. Ao longo dos últimos 20 anos, a Plataforma Dhesca Brasil já realizou mais de uma centena de missões e os resultados que documentam essa atuação em defesa dos Direitos Humanos podem ser consultados nesta página.
Mais informações sobre o edital.