Foi eleito na manhã desta quinta-feira (12) o novo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. O deputado Paulo Pimenta (PT/RS) foi escolhido por 14 dos 17 votantes que integram a Comissão.
Paulo Pimenta é jornalista é técnico agrícola e está no quarto mandato na Câmara dos Deputados. Foi relator da CPI do Tráfico de Armas e da CPI da Violência Urbana e autor da PEC que prevê a necessidade de diploma para a profissão de jornalista.
Após pressão da sociedade civil, que divulgou uma nota pública que teve adesão de quase 150 entidades e pessoas públicas que exigiam uma presidência efetivamente engajada com a garantia de direitos humanos e proteção das minorias, o Partido dos Trabalhadores decidiu, em acordo com líderes, assumir a presidência da CDHM. No entanto, na semana passada o deputado Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ), da Igreja Assembleia de Deus e ligado ao pastor Silas Malafaia, lançou candidatura avulsa, contrariando o acordo.
A sessão, então, foi suspensa e retomada hoje (13) pela manhã, após novo acordo entre o PT e os membros da bancada evangélica que prevê a divisão entre o pastor Marco Feliciano (PSC-SP), Jean Willys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT/RJ) nas vice-presidências da Comissão (1ª, 2ª e 3ª respectivamente). As negociações continuam e a votação para as vice-presidências só acontecerá na próxima semana.
Saiba quem são as/os integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Minorias: