Notícias

Relatora de Povos Indígenas comunica Relatora da ONU sobre prisão do Cacique Babau

A Relatora de Direitos Humanos e Povos Indígenas da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, Erika Yamada, enviou na manhã desta sexta-feira, dia 8, um comunicado à Relatora Especial da ONU sobre direitos dos Povos Indígenas, Victoria Tauli-Corpuz, informando a prisão de Rosivaldo Ferreira da Silva, o cacique Babau Tupinambá, e o irmão dele, José Aelson Jesus da Silva, o Teity Tupinambá. No documento Erika Yamada também demonstra preocupação com a situação vivenciada pelo povo Tupinambá na Bahia.

No início do mês de março a Relatora da ONU esteve no Brasil para uma missão de acompanhamento da situação dos povos indígenas no país.

A Plataforma Dhesca encaminhou ofícios à Dr.ª Deborah Duprat, da 6ª Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do Ministério Público Federal, ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e ao secretário especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, Rogério Sotilli, no sentido de urgir providências à preservação da vida e de sua integridade física, tendo em vista que o Cacique vem sendo ameaçado de morte.

>> Leia nota de repúdio da Relatora Erika Yamada sobre a prisão