Notícias

Plataforma Dhesca manifesta solidariedade à procuradora federal Deborah Duprat

Procuradora federal dos direitos do cidadão, desde 2016, Deborah Duprat foi alvo de questionamentos em Conselho Nacional do Ministério Público. Mais de 300 procuradores assinam carta em defesa da atuação de Deborah à frente da PFDC.

Trezentos e trinta e cinco procuradores e ex-procuradores do Ministério Público Federal lançaram carta em defesa da procuradora federal dos direitos do cidadão, Deborah Duprat, e da independência de atuação do Ministério Público (MP).

O documento alerta que as representações promovidas contra a procuradora se caracterizam como intimidação pessoal à sua atuação, bem como, um ataque ao papel do MP na defesa dos direitos humanos. Deborah Duprat tem mais de 30 anos no Ministério Público Federal e se destaca por seu trabalho junto à sociedade civil a fim de garantir acesso à justiça.

Designada procuradora federal dos direitos do cidadão em 2016, Duprat executa importante papel de diálogo com movimentos e organizações em favor dos direitos humanos, além de cobrar do Estado brasileiro o cumprimento destes direitos. Deborah Duprat tem sido, ainda, importante aliada da Plataforma Dhesca Brasil em sua atuação em rede.

Em maio deste ano, a Dhesca Brasil e a PFDC firmaram termo de cooperação em defesa dos direitos humanos. O objetivo do termo é estabelecer uma atuação conjunta buscando contribuir para que o Brasil adote um padrão de respeito aos direitos humanos econômicos, sociais, culturais e ambientais, com base na Constituição Federal, no 3º Programa Nacional de Direitos Humanos e nos tratados internacionais ratificados pelo país.

O Brasil tem enfrentado uma série de ataques aos direitos humanos cotidianamente. A Plataforma Dhesca Brasil vem a público manifestar solidariedade e apoio a Deborah Duprat, aliada fundamental na luta pelos DHESCA’s, e sua trajetória de mais de três décadas no Ministério Público Federal.

Confira a carta “Em Defesa da Atuação do Ministério Público em Direitos Humanos” na íntegra!