Notícias

Sete mil litros de óleo e água contaminada de Refinaria Abreu e Lima vazam em mangue do Rio Tatuoca, em Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho (PE)

A Plataforma Dhesca Brasil expressa sua preocupação com o vazamento de, pelo menos, sete mil litros de óleo e água contaminada em área de mangue no Rio Tatuoca, situado nos municípios pernambucanos de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho.

A Plataforma Brasileira de Direitos Humanos – Dhesca Brasil vem expressar sua preocupação com o vazamento de, pelo menos, sete mil litros de óleo e água contaminada em área de mangue no Rio Tatuoca, situado nos municípios pernambucanos de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho. O incidente foi causado pela Refinaria Abreu e Lima na manhã do dia 27 de agosto de 2019.

O relatório da missão de investigação e incidência Complexos Industriais e Violações de Direitos: O caso de SUAPE – Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, publicado em 2018 pela Plataforma Dhesca Brasil, já indicava a ocorrência de contaminação de águas subterrâneas com metais pesados e hidrocarbonetos em 2011 na região, bem como a contaminação da biota e sedimentos no rio Tatuoca causada pela operação da refinaria, que se agravará com o recente vazamento.

As autoridades ambientais e policiais devem realizar investigações detalhadas do ocorrido, de forma a serem aplicadas as sanções administrativas, civis e criminais aos responsáveis, e o órgão ambiental local deve exigir do empreendedor a reparação emergencial às populações tradicionais afetadas pelo vazamento, em especial os quilombolas, pescadores e marisqueiros.