Plataforma Dhesca Brasil lamenta o falecimento do defensor de direitos humanos Marcio Marins

Márcio representava a organização Dom da Terra LGBTI na Plataforma Dhesca e foi fundamental na construção de nossa rede.

Foto do defensor de direitos humanos Mario Marins com bandeira LGBTI ao fundo
Marcio Marins/Justiça Global

É com profunda tristeza que a Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil recebe a notícia do falecimento de Márcio Marins. Neste momento difícil e delicado, desejamos força, coragem e resiliência para todos os que tiveram o privilégio de conhecê-lo e fazer parte de sua história.

Márcio foi uma pessoa maravilhosa e muito comprometida. Um ser plural. Iniciou sua militância nos anos 1990, atuando no campo LGBT e lutando nas áreas de saúde, educação, cultura e segurança pública. Colaborou com as organizações Dom da Terra Afro LGBTI,  Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná e Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Paraná.

Na Plataforma Dhesca, representava a Dom da Terra Afro LGBTI, e sempre contribuiu ativamente na construção de nossa rede.

Em sua trajetória de militância, resistiu a situações de perseguição e violência e é um exemplo de luta contra todas as formas de opressão.

A memória de sua atuação corajosa permanecerá viva e seu legado continuará inspirando defensores de direitos humanos em busca de um mundo com mais justiça social.

A Plataforma Dhesca manifesta sua solidariedade à família, amigos e companheiros de luta, com a certeza que sua presença no mundo serviu para torná-lo melhor.

Vivem mais os que morrem lutando!

Marcio Marins, presente!

Em 2014, a Justiça Global, a Terra de Direitos e a Front Line Defenders realizaram a campanha Linha de Frente, que contou as histórias defensores/as cuja a vida é dedicada a luta por direitos. Márcio foi um deles. Assista o vídeo abaixo: