Conheça os novos relatos da Memória Popular da Pandemia!

Nesta quinta-feira, 24/03, a Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil e o Observatório de Direitos Humanos Crise e Covid-19 realizam a Live Cesta de Direitos, que vai apresentar novos relatos do 2º Edital de Fomento da Memória Popular da Pandemia.

Nesta quinta-feira, 24/03, a Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil e o Observatório de Direitos Humanos Crise e Covid-19 realizam a Live Cesta de Direitos, que vai apresentar novos relatos do site Memória Popular da Pandemia. Estes depoimentos foram coletados a partir do 2º Edital de Fomento da Memória Popular da Pandemia, lançado no final de 2021.

O site Memória Popular da Pandemia é um espaço virtual colaborativo que registra as diferentes experiências e sentimentos que atravessaram as pessoas durante a pandemia de COVID-19 em todo o país. Os relatos trazidos pelo 2º edital ampliam a diversidade de vozes que compõem este importante repositório, fortalecendo as resistências, narrativas, experiências e estratégias populares no contexto da pandemia de Covid-19. Foram recebidas 93 propostas de organizações sem fins lucrativos, coletivos e movimentos sociais, dos quais 10 foram selecionados.

A programação do encontro desta quinta contará com a participação de duas pessoas Relatoras de Direitos Humanos da Plataforma Dhesca, Isadora Salomão e Udinaldo Francisco, e também terá a presença de Malu Stanchi, integrante do Observatório de Direitos Humanos, Crise e Covid-19, que falam sobre o propósito do projeto e sobre o processo de seleção das organizações que captaram o novo conjunto de relatos do site.

Conheça as histórias da pandemia

O evento será a 2ª edição do encontro Cesta de Direitos de 2022, e contará ainda com uma breve apresentação de representantes das seguintes organizações, selecionadas pelo Edital:
CEDEM – Centro de Documentação e Memória da Associação Cultural Boi-Bumbá Caprichoso (BA)
Rede de Redução de Danos e Profissionais do Sexo do Distrito Federal e Entorno “Tulipas do Cerrado” (DF)
AMAZOOM – Observatório Cultural da Amazônia e Caribe (RR)
Yarn Bombing’nhas Grupo de Manualidades (SC)
Casa Preta Amazônia (PA)
Nariz Solidário (PR)
Olívia Gama (DF)
Instituto Educadores Populares (SC)

CESTA DE DIREITOS
Memória Popular da Pandemia em Movimento