Notícias

Prorrogado edital de seleção para pessoas relatoras de direitos humanos da Plataforma Dhesca Brasil

Inscrições vão até 03 de fevereiro. Edital selecionará especialistas em temas relacionados aos Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Ambientais e Culturais (DHESCAs) para atuarem durante o biênio 2023-2025. 

A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil prorrogou nesta sexta o prazo para recebimento de inscrições para o edital para relatoras e relatores de direitos humanos do período entre 2023 e 2025. As pessoas interessadas deverão enviar seu currículo, uma carta de indicação proposta por uma rede, fórum ou entidade com atuação reconhecida em direitos humanos e uma breve carta de apresentação (item 3.7 do edital) até 03 de fevereiro de 2023.

Confira o edital na íntegra!

A proposta é formar um grupo de relatoras e relatores para atuar nas agendas de direitos humanos de forma transversal, para atuação local em missões articuladas com organizações da sociedade civil, comissões parlamentares e representantes de órgãos de controle.

Entre as atribuições das pessoas relatoras estão a responsabilidade pela redação de um relatório — com apoio e revisão de uma assessoria promovida pela Plataforma Dhesca — com recomendações específicas para os atores responsáveis pelas violações e que sejam passíveis de monitoramento pela sociedade civil, bem como a disponibilidade para fazer pronunciamentos públicos acerca da relatoria.

Para isso, a Plataforma DHesca irá selecionar oito pessoas especialistas nos Dhescas (Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) para o mandato que vai até 2025,  que poderá ser renovado por mais dois anos. Ao longo dos últimos 20 anos, a Plataforma Dhesca Brasil já realizou mais de uma centena de missões e os resultados que documentam essa atuação em defesa dos Direitos Humanos podem ser consultados nesta página.

Mais informações sobre o edital.