Notícias

Plataforma de registro de memórias da pandemia será lançada esta quinta em live com participação especial de Conceição Evaristo

Memória Popular da Pandemia será lançada nesta quinta-feira (16/07). Relatos em texto, áudio, vídeo e fotografia poderão ser enviados diretamente na plataforma ou por mensagem de whatsapp. Saiba como participar.

Uma live com a escritora Conceição Evaristo vai marcar o lançamento da Memória Popular da Pandemia, uma plataforma virtual colaborativa de registro de relatos sobre a vida no contexto da pandemia de COVID-19. O evento, promovido pela Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, ocorrerá nesta quinta-feira (16) às 17h e será transmitido pela página de Facebook e pelo canal de Youtube da entidade.

A live terá como tema a importância do registro das experiências cotidianas de diferentes indivíduos, famílias, coletivos e movimentos sociais sobre o difícil momento que nossa sociedade tem vivido. Participarão da conversa a escritora Conceição Evaristo e integrantes da equipe da Memória Popular da Pandemia: Juliane Cintra, Benilda Brito, Isadora Salomão e Carlos Vainer.

O evento servirá para instigar as pessoas a compartilhar suas histórias no site da Memória Popular da Pandemia. Esses relatos podem ser enviados pelo formulário disponível no site ou por whatsapp (11 989 589 000). A proposta permite o envio em diferentes formatos: texto, áudio, vídeo, fotografia e desenho.

Além do recebimento espontâneo de relatos, a Memória Popular da Pandemia também promoverá momentos de escuta com movimentos sociais. Conduzidos virtualmente pelas relatoras e relatores de direitos humanos da Plataforma Dhesca, os encontros servirão para compreender como a pandemia tem sido vivenciada por diferentes grupos e levantar histórias, possibilidades e estratégias de sobrevivência e possíveis violações de direitos nos territórios.

Durante o mês de julho, a Memória Popular da Pandemia terá como foco principal a coleta de depoimentos. Em agosto, será lançada a versão final da ferramenta, que possibilitará uma navegação interativa pelos relatos, a visualização da totalidade das memórias enviadas e a pesquisa com mecanismo de filtragem.

A Memória Popular da Pandemia é um projeto promovido pela Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil, com apoio financeiro da Fundação Ford e a parceria da Ação Educativa, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE), Odara – Instituto da Mulher Negra e Articulação de Mulheres Negras Brasileiras.

 

Card de lançamento da iniciativa. Imagem apresenta logo "Memória Popular da Pandemia" em destaque. Abaixo da logo, há 5 fotos do rosto das participantes do evento: Conceição Evaristo, Benilda Brito, Juliane Cintra, Isadora Salomão e Carlos Vainer.

 

Evento Lançamento da Memória Popular da Pandemia

Dia: 16/07 (quinta-feira)
Hora: 17h
Transmissão:
Facebook Dhesca Brasil: https://www.facebook.com/dhescabrasil/
Youtube Dhesca Brasil: https://www.youtube.com/user/PlataformaDhescaBr

 

Sobre as participantes:

  • Benilda Brito

Representante das organizações Odara, N’zinga e AMNB na Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil. Pedagoga e mestre em Gestão Social, é também integrante do Fórum Permanente Pela Igualdade Racial (FOPIR).

  • Carlos Vainer

Relator da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil. Economista, Sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social e Professor Titular-Colaborador do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

  • Conceição Evaristo

Escritora brasileira. Homenageada como Personalidade Literária do Ano pelo Prêmio Jabuti 2019 e vencedora do Prêmio Jabuti 2015. Autora de obras como Ponciá Vicêncio (2003), Becos da Memória (2006), Olhos D’água (2014) e Canção para Ninar Menino Grande (2018).

  • Isadora Salomão

Relatora da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil. Feminista negra, mestra em Desenvolvimento e Gestão Social e graduada em Arquitetura e Urbanismo.

  • Juliane Cintra

Coordenadora Institucional – das unidades de Eventos, Comunicação e Tecnologia – da Ação Educativa e represente da entidade na Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil. Jornalista, especialista em mídias digitais, pós-graduada em Cultura, Educação e Relações Étnico Raciais e mestranda em Direitos Humanos.