Junto a mais de 200 entidades, Plataforma Dhesca Brasil repudia e pede revogação de portaria de Damares Alves que altera Política de Direitos Humanos

Portaria institui que revisão da Política Nacional de Direitos Humanos seja feita por Grupo de Trabalho composto apenas por integrantes do Executivo, sem participação da sociedade civil.

A Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil vem a público manifestar repúdio à Portaria 457/2021, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Protocolada em nesta quarta-feira (10/02) pelo gabinete da Ministra Damares Alves, a portaria institui um Grupo de Trabalho composto apenas por membros do Executivo para analisar a Política Nacional de Direitos Humanos (PNDH).

A ação revela uma visão autoritária de Estado e gestão pública e fere a Constituição Federal e as Convenções, Tratados e demais normativas internacionais de Direitos Humanos que afirmam a necessidade da participação e controle social, o pluralismo político e a prevalência dos direitos humanos.

A suspensão da portaria é tema de Projeto de Decreto Legislativo dos deputados Helder Salomão (PT/ES) e Maria do Rosário (PT/RS), de nota pública do Conselho Nacional de Direitos Humanos e nota coletiva assinada por mais de 200 entidades, entre as quais, a Plataforma Dhesca Brasil.

Direitos Humanos pressupõem controle social e participação popular. É acreditando nisso que a Plataforma Dhesca Brasil repudia e pede a revogação imediata da portaria de Damares Alves.