Notícias

Plenária reuniu diversos movimentos e organizações para diálogo sobre situação dos Direitos Humanos no país

Representantes de mais de 80 redes, movimentos, organizações e coletivos que atuam na defesa dos direitos humanos estiveram presentes na Segunda Plenária Nacional das Organizações e Redes de Direitos Humanos, realizada no dia 28 de julho em Brasília/DF.

O encontro, que aconteceu na sede do Conselho Federal de Psicologia (CFP), é uma continuidade da primeira plenária realizada no dia 20 de maio. Naquela ocasião foi lançada a Carta de Brasília Pela Afirmação e garantia dos Direitos Humanos e em defesa da Democracia, que contou com a adesão de mais de 140 redes, movimento sociais, organizações, militantes e defensoras/es dos Direitos Humanos (leia aqui).

O foco dos diálogos esteve na importância do resgate da articulação nacional na defesa dos direitos humanos e da busca de convergência nas pautas. Neste momento em que o campo dos direitos humanos encontra-se fragilizado em razão das inúmeras ameaças de retrocessos, as falas de representantes de entidades presentes apontaram para a necessidade de ter clareza sobre quem somos, onde estamos, qual o foco da nossa atuação. É preciso identificar quem são nossos parceiros e aliados – que ações podem ser potencializadas nestas alianças. Para isso, o encaminhamento é de que se realize um ‘mapeamento de campo’.

Outra ação importante será avançar na elaboração de um dossiê com o diagnóstico da situação dos retrocessos no país para que se possa constituir uma ‘linha de base’ de referência para a atuação. O documento irá possibilitar que se estabeleça uma comparação da situação dos direitos humanos antes e do depois do golpe em curso.

Mais Direitos, Mais Democracia

Logo após a plenária foi realizado o lançamento da Campanha Mais Direitos, Mais Democracia, uma iniciativa da Plataforma de Direitos Humanos – Dhesca Brasil e da Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, que vem sendo construída coletivamente por redes, entidades e movimentos sociais e tem como objetivo fazer uma disputa de valores no campo dos direitos humanos e da garantia e ampliação da democracia no Brasil. Faça parte desta campanha! Assine o Manifesto e ajude a compartilhar esta iniciativa: http://maisdireitosmaisdemocracia.org.br/manifesto-mais-direitos-mais-democracia/