Notícias

"Li.lar", enxergar a vida de maneira singular, como se fosse uma crônica fotográfica

Plataforma Dhesca Brasil lamenta o falecimento do Lilo Clareto e das 390 mil inumeráveis vítimas da ausência de política coordenada de enfrentamento à pandemia.

Na última quarta-feira, perdemos Lilo Clareto, um importante defensor de direitos humanos, que, através de suas lentes, descortinou violações no território do Xingu e mostrou ao mundo os desastres decorrentes da instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte. Nascido em Minas Gerais, Maurilo mudou-se para Altamira, no Pará, em 2017, tornando o retrato da luta dos povos da floresta seu ofício.

No mês em que completava 61 anos, Lilo faleceu. Mais do que produto da ação de um vírus, a partida de Lilo foi resultado de um Estado omisso. De um Estado que, diante do agravamento das condições sociais, econômicas e sanitárias no país, tem apresentado como resposta uma completa ausência de política coordenada de enfrentamento à pandemia.

Apesar dos esforços e da mobilização coletiva, Lilo partiu. Mas segue vivo e presente através de suas fotos e reportagens, respirando a esperança de um país melhor e pulsando a luta dos povos da Amazônia.

Nós, da Plataforma Dhesca, deixamos o nosso mais sincero abraço à família e a todas as pessoas que admiram a história desse grande e inestimável defensor.

Vivem mais os que morrem lutando,

Eternizado pelas imagens que captou – Lilo,  presente!

 

Card com layout de verbete de dicionário contém o texto "li.lar: . Ato ou efeito de fazer lilagem. 2. Enxergar a vida de maneira singular, como se ela fosse uma crônica fotográfica. 3. Permitir-se, sem medo, do que há por vir; agir de forma espontânea, criativa e alegre. 4. Quebrar regras, criar de forma única e original.
Com um sistema de saúde colapsado, Lilo não conseguiu acesso a uma vaga de terapia intensiva na região. É transformando seu nome em verbo que a campanha Respira Lilo arrecadou fundos para viabilizar sua internação em um leito privado em São Paulo e apoiar a subsistência da família.

 

*Foto de destaque “Passarinho” (2015), de Lilo Clareto.  Divulgada e comercializada pela campanha Respira Lilo. Para saber mais, acesse: https://liloclareto.myshopify.com/