Solidariedade aos/às Atingidos/as pela tragédia em Minas Gerais

Dada a lamentável situação causada pelo rompimento das barragens de rejeitos de mineração da empresa Samarco, controlada pela Vale e a BHP Bilition, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) reforça o pedido de solidariedade.

Ao longo da história de luta dos atingidos sabemos que as empresas adotam uma conduta de negação de direitos, e em momentos de catástrofe, a situação fica ainda mais vulnerável. Já temos denunciado várias vezes estas empresas que só pensam em se apropriar dos recursos naturais, chegando ao extremo de tirar a vida das pessoas em nome do lucro. Também já denunciamos a Vale pela criminalização dos que lutam por seus direitos.

A negligência da empresa que tem resultado no rompimento das barragens, o descaso com a vida e o comportamento da empresa até o momento nos deixa claro que para a garantia de direitos dos atingidos/as e condicionantes ambientais na região é necessário muita luta e organização por parte da população e que será longa.

Frente esta situação estamos com as seguintes ações:

a) Desde o primeiro momento estamos com uma brigada de militantes do MAB na região, junto com arquidiocese de Mariana, com a finalidade de prestar solidariedade, de ajudar as pessoas, levantar informações para fazer a denuncia e desde já organizar as pessoas para enfrentar esta longa jornada que se coloca;
b) Desde já organizar uma pauta emergencial junto com uma proposta mais estrutural, com definição que as negociações devam ser coletivas para empresa não enganar as pessoas);
c) Em nível nacional, o MAB está deslocando militantes de várias regiões do Brasil, para ajudar no processo que permanecerão na região por tempo indeterminado;
d) E com certeza, isso exigira muita persistência e luta. Como dito pelo Bispo D. Geraldo Lyrio da Arquidiocese de Mariana/MG “agora no momento da tragédia, a solidariedade humana, a sensibilização é extraordinária, mas com passar dos dias, a situação cai no esquecimento e este povo ficará no sofrimento” Com isso, temos certeza que nossa luta será grande.

Nossa solicitação:

a) Que continuem ajudando a denunciar a tragédia anunciada no sentido de responsabilizar as empresas responsáveis, Samarco (BH Bilition e a Vale);
b) Se puderem enviar moções de apoio, solidariedade aos atingido/;as da região, que agora começam reorganizar um processo de luta permanente em busca de seus direito, entre eles o direito de enterrar seus entes queridos. Esta moções/cartas, recados, podem ser enviadas a este e-mail que faremos chegar até a coordenação local. Isso fortalece nossa luta e com certeza será motivo de ânimo.
c) Também vamos precisar de apoios e colaboração financeira, para dar conta desta ação emergência e grandiosa que a situação nos exige na região (organização de base, fazer cadastro, fazer lutas…).

Para aqueles que puderem contribuir através de recursos para despesas com a organização dos atingidos na região. É possível fazer depósito:

Banco do Brasil
Conta Corrente: 61472-6
Agencia: 1228-9
Nome: AEDAS (Associação dos atingidos por barragens organizados no MAB)

Ao depositar, enviar para o e-mail cauemello@yahoo.com.br (da coordenação do MAB/MG responsável pela Associação): Nome CPF ou CNPJ, para que possa ser emitido recibo de doação em nome da associação.

Defendemos a vida, não aceitamos a morte em nome do lucro.

Movimento dos Atingidos por Barragens