Plataforma Dhesca Brasil celebra 20 anos de luta em defesa dos direitos humanos em Encontro Nacional

Encontro reuniu organizações da sociedade civil de todo país e definiu novas integrantes para a coordenação executiva da rede

Na última semana, entre os dias 6 e 7 de dezembro  a Plataforma Dhesca Brasil reuniu sua coordenação executiva e organizações filiadas para sua assembleia geral. O encontro, que celebrou previamente o dia internacional dos direitos humanos (10/12), também marcou os 20 anos de existência da rede, que começou a se estruturar no início do Projeto de Relatores Nacionais em DhESCA, em 2002.

Com a participação de representantes de 24 de suas 49 organizações filiadas, o encontro nacional da Plataforma Dhesca se iniciou com um balanço das atividades dos últimos 20 anos, e debateu perspectivas para o próximo ano. A atividade contou com as falas de Cristiane Faustino (instituto Terramar), Denise Carreira (Ação Educativa e Coalizão Direitos Valem Mais), Edna Jatobá (Gajop) e Rodnei Jericó (Geledés – Instituto da Mulher Negra e coordenação executiva da Plataforma Dhesca). A atividade foi mediada por Fernanda Nascimento (Ação Educativa e coordenação executiva da Plataforma Dhesca)

Ainda no dia 6, as pessoas representantes das organizações filiadas à Plataforma Dhesca debateram a conjuntura a partir das provocações da atividade inicial e fizeram sugestões para o edital que selecionará novas pessoas relatoras para realizarem as missões da Plataforma Dhesca no ano de 2023. O Novo edital está em fase de elaboração e receberá a revisão das organizações filiadas antes de ser publicado. A divulgação está prevista para o início do próximo ano.

Já no dia 07, a agenda do encontro começou com uma apresentação do balanço das atividades realizadas pela Plataforma Dhesca no ano de 2022, realizada por Gisele Barbiere (Terra de Direitos) e Melisanda Trentin (Justiça GLobal e Coalizão Direitos Valem Mais) ambas componentes da coordenação Executiva da Plataforma Dhesca. A apresentação pode ser conferida na íntegra do vídeo a seguir, bem como nos slides abaixo.

Em seguida, o encontro se dirigiu para a sede do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, onde Edna Jatobá, do Gajop, tomou posse como representante da Plataforma Dhesca Brasil, para o biênio 2022-2024. Ela substitui Darci Frigo (Terra de Direitos), que ocupou o cargo entre 2020-2022 e exercia a presidência do conselho durante o mandato da sociedade civil.

O discurso de Edna apontou para a importância da atuação do CNDH como resistência frente às ameaças que o campo de defesa dos direitos humanos recebeu nos últimos anos, e celebrou a ampliação da diversidade entre as pessoas que integram o conselho. Confira a íntegra:

Por fim, o encontro culminou com a Assembleia Geral da Plataforma Dhesca, durante a qual foi realizada a eleição da nova coordenação executiva da rede. Ação Educativa, Geledés e Terra de Direitos mantiveram-se na coordenação, com a representação respectiva de Fernanda Nascimento, Rodnei Jericó e Gisele Barbieri. A estre grupo somam-se, em 2023, Benilda Brito (Coletivo de Mulheres Negras N’Zinga), Cristiane Ribeiro (Inesc), Deila Martins (Gajop) e Rita Brandão (Ibase).

A Plataforma Dhesca agradece a brava atuação de Melisanda Trentin (Justiça Global), que ora se despede desta coordenação executiva, posto no qual atua desde 2015, mas não da nossa comunidade, nem da luta pela defesa dos direitos humanos no Brasil.

Nova coordenação Executiva da Plataforma Dhesca:

Participação das filiadas