Conheça a nova equipe de Relatoria em Direitos Humanos da Plataforma Dhesca Brasil!

A nova composição é formada por representantes das regiões Norte, Sudeste e Nordeste, e tem maioria de mulheres negras

A Plataforma Dhesca Brasil já tem os nomes da sua nova equipe de Relatoria em direitos humanos! Após um processo de quatro meses, foram selecionadas as 8 pessoas que irão realizar missões de monitoramento das denúncias de violações de direitos humanos recebidas pela Plataforma Dhesca Brasil. Elas se somarão a Isadora Salomão e Udinaldo Ribeiro, que realizaram relatorias no último biênio e receberam a recondução na última assembleia geral.

As oito pessoas selecionadas são mulheres, possuem formação em diferentes áreas do conhecimento acadêmico (arquitetura, psicologia, comunicação, direito e ciências sociais) e marcaram uma consistente trajetória na defesa de direitos humanos a partir de suas organizações de origem.

Com enorme satisfação, anunciamos abaixo os seus nomes:

Bethânia De Almeida Boaventura

Gabriela Monteiro Araújo

Iara Gomes De Moura

Iolete Ribeiro Da Silva

Larissa Pirchiner De Oliveira Vieira

Marina Marçal Do Nascimento

Stephanie Pereira De Lima

Suzany Ellen Risuenho Brasil

Abaixo, um breve quadro com uma apresentação sintética dessas mulheres:

Bethânia De Almeida Boaventura mulher Preta São Félix, Bahia
Gabriela Monteiro Araujo mulher Parda Caruaru, Pernambuco
Iara Gomes De Moura mulher Indígena Fortaleza, Ceará
Iolete Ribeiro Da Silva mulher Parda Manaus, Amazonas
Larissa Pirchiner De Oliveira Vieira mulher Parda Belo Horizonte, Minas Gerais
Marina Marçal Do Nascimento mulher Preta Rio De Janeiro, Rio De Janeiro
Stephanie Pereira De Lima mulher Parda Queimados, Rio De Janeiro
Suzany Ellen Risuenho Brasil mulher Preta Belém, Pará

Nos próximos passos, a coordenação executiva da Plataforma Dhesca entrará em contato com as pessoas selecionadas para articular a cerimônia de posse, prevista para o primeiro semestre de 2023.

Estes 8 nomes foram criteriosamente selecionados entre 89 candidaturas, subsidiadas por indicações de 120 entidades, entre organizações da sociedade civil, universidades e órgãos de classe. Graças a essa expressiva cooperação, foi possível chegar a este resultado, que traz grande satisfação para esta plataforma e honrará nossa trajetória na defesa dos direitos humanos no país. Este resultado é ainda uma forte demonstração que a rede de cooperação da Plataforma Dhesca supera o conjunto de nossas filiadas. Na verdade, é por esta rede que este conjunto se amplia, mostrando a força e integração das organizações do campo de defesa de direitos humanos.

A seleção, contudo, não seria possível sem o belo trabalho do comitê de seleção, composto especialmente para essa tarefa. A Plataforma Dhesca Brasil agradece o carinho e dedicação com os quais atuaram nessa importante missão, ao longo dos meses de março e Abril:

Benilda Brito ( Coletivo N’Zinga, Plataforma Dhesca)

Helena Oliveira (Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef)

Luis ventura (Conselho Indigenista Missionário – CIMI)

Maria Sylvia Oliveira (Instituto Geledés, Plataforma Dhesca)

Marina Dermman (MST, Conselho Nacional dos Direitos Humanos)

Rita Brandão (Ibase, Plataforma Dhesca)

Tânia Dornellas (Campanha Nacional pelo Direito à Educação)